Scroll Top

Campanha de Natal APEL 2024

site natal

No dia-a-dia, em locais comuns, conversas inesperadas acontecem entre estranhos. Nas filas que nos fazem esperar, no café, nos transportes, todos encontramos momentos para conversar sobre as trivialidades da vida: se está chuva ou sol, como está a família, para onde vamos de férias… e quantos livros vamos oferecer no Natal. Afinal, todos temos uma certeza: os livros são o melhor presente. Este foi o mote para a Campanha de Natal da APEL, onde transformámos cenários banais em momentos que celebram a união e a magia do Natal e da leitura.

Porque é que um livro é uma escolha óbvia para oferecer no Natal?
É versátil e personalizado, demonstrando que a pessoa que oferece se importa e conhece a pessoa presenteada. Existem livros para todos os gostos e idades, e também para todos os bolsos! É um presente que oferece cultura: um livro estimula a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico. É uma forma de proximidade: partilhar a leitura de um livro com alguém é criar um momento especial de conexão. É duradouro: um livro é um presente que pode ser apreciado por muito tempo!

Durante o mês de dezembro, partilhámos diversas peças desta campanha nas nossas redes sociais. No Facebook e Instagram, cerca de 2 milhões de contas foram alcançadas, resultando em mais de 5 milhões de impressões. Já no Google e Youtube, a campanha totalizou mais de 740 mil impressões e mais de 145 mil visualizações dos conteúdos. Finalmente, no TikTok, a campanha alcançou 2,5 milhões de impressões, chegando a mais de 1,1 milhões de contas. Em todas as plataformas, os conteúdos da campanha de Natal APEL somaram então 8.4 milhões de impressões durante este período.

Foi também feito um investimento  de mais de 3 milhões de impressões nos media digitais, nomeadamente: no Observador, Expresso e Medialivre; e na Nit, onde estivemos presentes em parceria com este artigo e este post. Na rádio, foi possível ouvir-nos em cerca de 550 spots, distribuidos nas principais emissoras nacionais: Comercial, RFM, Renascença, Observador e TSF.

Com este investimento e resultados expressivos, esperamos ter contribuido positivamente para que os portugueses tenham optado pelo livro como o presente deste Natal.