A APEL é membro integrante e ativo de várias entidades internacionais:
FEP – Federation of European Publishers
A FEP é uma associação de referência, independente e sem fins comerciais, de associações de editores de livros na União Europeia. A FEP representa 29 associações nacionais de editores de livros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu. A FEP é a voz da grande maioria das editoras na Europa.
Fundada em 1967, a FEP trabalha com assuntos relacionados com a legislação europeia e presta assessoria a associações de editores sobre direitos de autor e outras questões legais.
EIBF – European and International Booksellers Federation
A EIBF representa associações nacionais de livreiros na União Europeia e não só. Os seus membros, por seu turno, representam uma variedade de livrarias, incluindo livrarias físicas, livrarias online, livrarias independentes, e cadeias. Através das suas associações, fala em nome de mais de 25.000 livreiros individuais.
A EIBF crê que as livrarias são parte integrante das comunidades locais, proporcionando acesso à literatura e à cultura, contribuindo para a sustentabilidade financeira nas suas áreas, e ajudando a melhorar os resultados de leitura para todos.
A missão da EIBF é representar os seus membros e os seus interesses numa plataforma global, junto das instituições europeias e de outras organizações internacionais. Fornece aos decisores políticos informações profissionais sobre o papel económico, cultural e educativo que os livreiros desempenham, e defende políticas favoráveis ao livro, para benefício de todos os leitores.
IPA – International Publishers Association
A IPA é a maior federação mundial de associações nacionais, regionais e especializadas de editores. Os seus membros incluem 86 organizações de 71 países de África, Ásia, Australásia, Europa e Américas. Através dos seus membros, a IPA representa milhares de editoras individuais em todo o mundo que servem mercados contendo mais de 5,6 mil milhões de pessoas.
Com sede em Genebra, Suíça, a IPA representa os interesses da indústria editorial em fóruns internacionais e onde quer que os interesses dos editores estejam envolvidos.
A IPA foi fundada em 1896, em Paris, pelos principais editores da altura. O seu objetivo inicial era assegurar que os países de todo o mundo mostrassem respeito pelos direitos de autor, e implementassem devidamente o (então) novo tratado internacional sobre direitos de autor, a “Convenção de Berna para a proteção de obras literárias e artísticas”. E hoje em dia, a promoção e defesa dos direitos de autor continua a ser um dos principais objetivos da IPA.
ISBN International
O sistema ISBN assenta numa Norma Internacional publicada pela ISO, a Organização Internacional de Normalização. A ISO publica mais de 19.500 normas internacionais diferentes que são utilizadas numa vasta gama de áreas da tecnologia e dos negócios a nível mundial.
As Normas Internacionais são documentos que ajudam a garantir que os produtos e serviços são criados e utilizados com segurança, eficiência e eficácia, estabelecendo os requisitos e especificações que devem ser aplicados de forma consistente em cada caso.