Rui Zink no Parlamento Europeu de EscritoresRui Zink é o único escritor português que irá participar nesta edição do Parlamento Europeu de Escritores, que terá lugar entre os dias 24 e 27 em Istambul, na Turquia. Entre os outros 60 participantes inclui-se Norman Manea, que obteve o Nobel da Literatura em 2001.
"Como é que os produtos culturais, especialmente o romance, reagirão enquanto produtos de consumo rápido, alvo de campanhas de marketing, publicidade e comunicação; que consequências terão na qualidade literária; e qual será, então, o futuro da literatura neste contexto?" são algumas das questões em debate, indicou a Teorema, editora de Rui Zink, em comunicado hoje enviado à Lusa.
Os temas das outras três comissões serão: "Literatura na Área Digital", "As Fronteiras da Literatura Europeia" e "Paisagens Literárias".
A ideia de juntar escritores europeus em Istambul partiu dos Prémios Nobel José Saramago e Orhan Pamuk , para debater assuntos relevantes para a literatura mundial, constante de uma proposta que apresentaram num encontro realizado naquela cidade turca a 18 de Maio de 2007. |